Dicas

Toda orquídea necessita de água e alimentos.

Precisam ficar em locais claros e ventilados, protegidos contra a luz direta do sol.

Os locais onde são colocadas devem ter as condições de iluminação, ventilação e temperatura o mais parecido possível com o local de origem para melhor se adaptarem.

A melhor maneira de ter orquídeas saudáveis é garantindo-lhe um ambiente adequado e satisfazendo as necessidades nutricionais.

Quando uma planta aparece com qualquer problema, doença ou praga a primeira coisa a ser feita é isolá-la das demais, pois uma planta doente ou atacada pode contaminar as outras. Somente retornando-a ao local definitivo após sua cura.

A nutrição das orquídeas é feita com adubos orgânicos e inorgânicos. Cada um dos tipos tem suas vantagens e desvantagens, ficando a critério do cultivador. Os adubos inorgânicos são os químicos foliares que contém todos os nutrientes necessários à planta. Suas vantagens são: facilidade de administração, absorção, dosagem e obtenção. Desvantagens: possibilidade de queima da planta por qualquer erro na dosagem e necessidade de uso contínuo. O adubo orgânico tem a vantagem de poder ser aplicado só de 3 em 3 meses e tem o preço mais acessível.
Desvantagens: dificuldade na dosagem dos nutrientes absorvidos, deterioração mais rápida do substrato.

Para conservar as orquídeas saudáveis é muito importante que o ambiente onde elas estejam, esteja sempre limpo, sem a presença de pragas, bem ventilado, com umidade equilibrada e luminosidade adequada. As ferramentas e materiais para plantar devem estar bem limpos e principalmente as ferramentas de corte esterilizadas, para evitar a contaminação com fungos, bactérias e vírus.

2013© Todos os direitos reservados. Administrado por ACESSO PUBLICIDADE.